No Princípio

É, eu sei. Parece um título clichê para pôr no primeiro post de um blog. Ou talvez não... sei lá. Até tentei pensar em outra coisa para colocar como título. Mas na real, tudo começa exatamente no princípio. Tudo mesmo. Este blog, a internet, o computador, a vida... enfim, o universo inteiro e tudo o que nele há. Tudo teve um "no princípio". E vou aproveitar este primeiro post para falar justamente sobre isso: o princípio de tudo.

Para uns, no princípio, criou Deus os céus e a terra. Já para outros, no início o universo era denso e quente, e, após milhões de anos, houve a expansão (se você reconheceu isso, toca aqui!).

Vamos combinar que falar sobre o início do universo e da vida é algo intrigante, mas que também fascina - pelo menos alguns, incluindo este que vos escreve. A gente olha para o céu, vê todas aquelas estrelas e planetas e demais corpos celestes, e não tem como não parar, pelo menos por um minuto na vida, e pensar sobre como tudo surgiu. E neste ponto temos pelo menos duas grandes teorias: a criação bíblica e a teoria do Big Bang.

A Bíblia e a Criação

Vamos começar pela bíblia. O livro do Gênesis diz que “no princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Simples e direto. Ao longo do texto, o autor bíblico ainda relata que Deus simplesmente falou e tudo se fez, assim como lembra o rei Davi (Salmos 33:9). Em resumo, Deus falou e tudo apareceu, com exceção do ser humano que foi moldado pelas próprias mãos de Deus (Gênesis 2:7). Tudo isso em 6 dias (literais, de acordo com a gramática hebraica contida no texto original).

A Ciência e a Evolução

Agora, indo um pouco mais pra frente no tempo, chegamos à ciência moderna. Os cientistas nos trazem a teoria do Big Bang – uma explosão cósmica (ou uma expansão, que talvez fosse o mais correto segundo alguns cientistas) que deu origem ao universo e tudo o que existe.

Embora o Big Bang não seja a única teoria que existe a respeito da origem do universo, ela talvez seja a mais aceita, ou pelo menos a mais amplamente divulgada. Existem outras teorias, como a do universo eterno, ou dos multiversos, entre outras, mas vamos ficar com a mais popular mesmo.

No Big Bang, há 13,8 bilhões de anos atrás a materia estava toda concentrada em um ponto chamado singularidade. Em um determinado momento, tudo isso se expandiu (alguns falam que explodiu - daí vem o Bang) e foi aos poucos (não tão "poucos" assim, mas enfim) dando origem a todos os átomos, partículas, matéria, corpos celestes, vida etc.

Bíblia x Ciência

Ok, são duas teorias bem diferentes sobre a origem de tudo. Uma teoria coloca um ser supremo e poderoso o suficiente para falar e tudo vir a existir, criando o mundo e tudo o que nele há em apenas 6 dias, isso tudo há aproximadamente 6 mil anos atrás.

Já a outra teoria coloca o universo autoexistindo e se construindo do nada até chegarmos ao estado atual, num processo que levou bilhões de anos, sendo que o planeta terra teria surgido há 4,5 bilhões de anos.

E agora? Qual dessas teorias é a correta? Claramente, uma teoria vai contra a outra. São relatos totalmente distintos. Não existe nenhuma relação entre essas duas teorias.

Bem, eu tenho que dizer que, na minha opinião, é possível conciliar as duas teorias.

Tá, talvez você esteja pensando que eu tenha ficado louco. Mas calma, pessoinha. Eu vou explicar.

Conciliando as Teorias

Eu sou cristão. Frequento a igreja desde criancinha. Obviamente sempre acreditei na criação do mundo (e do universo, claro) através de Deus, pois era o que me ensinavam. Mas depois de virar gente grande e de aprender melhor sobre a outra teoria e ouvir muitos questionamentos de pessoas que não crêem na bíblia, incluindo meu próprio pai, que hoje já não pode mais debater este assunto por motivos de força maior (leia-se "bateu as botas"), comecei a refletir mais sobre este assunto para tentar entender melhor, e cheguei a algumas conclusões interessantes.

Para os cientistas crerem em algo tão diferente da bíblia e defenderem isso seriamente, eles devem ter fundamento. Eles não vão para os laboratórios e observatórios pra brincar ou inventarem historinhas só para invalidarem a bíblia. Eles realizam vários estudos sérios para chegar às conclusões que chegam. Por isso eu costumo dizer que a teoria do Big Bang não deve ser totalmente ignorada.

Como assim, Jason? Eu explico.

Eu creio no relato bíblico da criação. Mas vamos combinar: o relato bíblico é muito simples e resumido. Ele diz como Deus criou o mundo - através da Sua palavra - mas não detalha como as coisas surgiram após a ordem divina. Apareceram do nada? Ocorreu algum processo que fez com que as coisas se formassem? Não sabemos. Sabemos apenas que Deus falou e tudo se fez.

Aí vem a ciência e diz que, em um instante, houve uma explosão e tudo veio a existir, formando-se aos poucos. Eu sei que isso parece muito fora da casinha e totalmente contrário à bíblia. Mas pra mim, tudo pode se encaixar. E antes que você diga que estou falando uma heresia, leia o próximo parágrafo, por gentileza.

Antes da Terra, Deus criou o universo. Como? Não sabemos. A bíblia não fala sobre como Deus criou o universo, só a Terra - e sem muitos detalhes. Ok. Agora pensa comigo: e se o Big Bang na verdade for justamente o início da criação do universo por parte de Deus? E se aquele grande BANG for, na verdade, o dedo de Deus apertando o botão do "faça-se tudo"? E se a explicação dos cientistas sobre a origem do universo for, na verdade, o modo como Deus criou tudo o que existe?

Conclusão

Para mim, é totalmente aceitável pensar que Deus disse "faça-se o universo" e, após Ele falar, houve uma explosão (ou expansão, ou seja lá o que for) com um brilho muito forte onde tudo começou a existir e se formar, de forma orquestrada pelo próprio Deus que foi controlando tudo!

É claro que nem tudo na teoria do Big Bang se encaixa com a bíblia, mas de forma geral posso afirmar que essa teoria pode ser - em alguns aspectos - um complemento do relato bíblico, trazendo detalhes que a bíblia não traz, até porque não é este o objetivo da bíblia.

Eu creio na criação da Terra e do universo pelo poder de Deus, e creio que a teoria do Big Bang pode ser apreciada para entendermos melhor como, possivelmente, Deus fez com que as coisas surgissem. Não há problemas nisso!

E por que eu acredito em Deus e na bíblia? Bem, isso já é um assunto que vou tratar em outro post, pois esse já está um pouquinho grande.

Mas é isso, galera! Este foi só o meu primeiro post, o princípio deste blog! Muitos outros assuntos serão tratados aqui! E você é sempre bem-vindo ao meu espaço para biblosofarmos juntos!

Mas e você que está aí do outro lado? Qual sua opinião sobre tudo isso? Em que você acredita? Deixa o seu comentário aí embaixo! Mas lembre-se: seja sempre gentil e educado, respeitando a opinião alheia!

Nos encontramos no próximo post! Abraços e até lá!

Comentários

  1. Ótima dissertação! Mal posso esperar pelo próximo post. Parabéns pelo blog, seu lindo! 👏😊

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que eu acredito em Deus?